quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Respirar mata!

Já muitos se questionaram porque razão fica o interior duma maçã escuro em contacto com o ar, sem querer falar na típica ferrugem à superfície dos objectos metálicos. Alguns sabem que nestes casos fala-se de uma reacção de oxidação.

Chama-se oxidação a uma reacção em que determinada espécie química sofre um aumento no seu número de oxidação, mais precisamente, quando perde electrões que lhe são retirados por outra espécie química, o oxidante. De início pensava-se que o oxigénio era o único agente com esta característica, daí o nome de reacção de oxidação. No entanto, com o desenvolvimento científico descobriu-se, como é óbvio, que esta reacção ocorre em presença de diversas espécies químicas.

A oxidação é, portanto, a reacção responsável pelo deterioramento das maçãs e do enferrujamento do ferro em contacto com o ar. O oxigénio existente no ar tem tendência a oxidar materiais com potencial de oxidação. Muitos desses materiais estão presentes em todo lado, assim como no interior das nossas células. Ora, o Oxigénio é um dos componentes essenciais do metabolismo celular e como tal, tem que estar constantemente presente em todas as nossas células vivas. Assim sendo, vai ocorrendo uma oxidação lenta e gradual nos nossos tecidos que é, como é óbvio, contrariada por mecanismos naturais anti-oxidantes que retardam este processo. Temos também a regeneração celular, no qual células mortas são substituídas por células novas... mas isto não dura para sempre! A "pouco-e-pouco" vamos sendo oxidados e o nosso corpo vai-se degradando naturalmente até que algo deixe de trabalhar... isto é a morte natural.

Sim, é verdade... o Oxigénio mata-nos. E bem mortos! Uma das substâncias que precisamos para viver e sem a qual não conseguimos passar é também o responsável pela nossa morte... é uma ideia um pouco frustrante e difícil de conceber, mas é a realidade. No entanto, não é a principal das nossas preocupações, tendo em conta que morrer de morte natural é, hoje em dia, um luxo difícil de adquirir.

Assim... respirar mata, amigos! Mas só se o conseguirem...

13 comentários:

Anónimo disse...

ora aí está. n respires, fuma..bongos

Anónimo disse...

LOL! Brilhante! Respirar é tramado. Tenta evitar o mais que conseguires! ;P

Anónimo disse...

Eu já tinha ouvido esta teoria, não já?

Dávid's disse...

Nunca pensaste porque razão envelheces? O tempo não faz mal a ninguém...

Lúcio Ferro disse...

Ahahah, espectáculo, lol. Esta sim senhor vale a pena!

Anónimo disse...

É um ponto de vista interessante.. :p mas não acho que seja de todo mau, envelhecer também é bom! =)(lalaith)

Anónimo disse...

Ai maninhu maninhu, as coisas que tu inventas...

Achas sinceramente que alguem envelhece por respirar...

Oh poupas poupa-me!

Pelo menos as pessoas que te rodeiam envelhecem por te aturarem xD

bem, tou no gozo

so vim aki pa fazer publicidade à casinha nova

atreve-te a nao ir la!

http://autodescoberta.blogs.sapo.pt

xuto no cu*

Anónimo disse...

Ó FAROL, sabes onde é a cruz vermelha? vai mas é dar sangue...
Aquele abraço

Dávid's disse...

Pó caralho, vnj!

Anónimo disse...

Good post and this enter helped me alot in my college assignement. Say thank you you for your information.

Anónimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Estas necesitando informacion sobre como ganar dinero[/b]
Nosotros hemos hallado la mejor guia en internet de como trabajo casa. Como fue de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son solo formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero desde casa[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

Anónimo disse...

De onde é baseada essa sua pesquisa?

Anónimo disse...

Excelente documentação, muito satisfatório o material. Gostaria de saber se a prática de atividades físicas fazem o ser humano envelhecer?